domingo, 7 de setembro de 2014

O QUE VOCÊ FARIA SE DINHEIRO NÃO FOSSE O OBJETIVO?

O que você deseja? O que faz você coçar? Que tipo de situação que você gostaria de viver?
Vamos supor, eu faço isso muitas vezes em orientação vocacional de estudantes, eles vêm até mim e dizem, “bem, vamos sair da faculdade e não temos a menor ideia do que queremos fazer”. Então, eu sempre pergunto: “o que você gostaria de fazer se o dinheiro não fosse o objetivo? Como é que você realmente gostaria de viver?”

Bem, é tão incrível o resultado de nosso tipo de sistema educacional, uma multidão de estudantes dizem “bem, nós gostaríamos de ser pintores, nós gostaríamos de ser poetas, nós gostaríamos de ser escritores, mas como todo mundo sabe você não pode ganhar dinheiro dessa forma”. Ou uma outra pessoa diz “bem, eu gostaria de viver uma vida fora de escritórios e andar a cavalo”. Eu digo “você quer ensinar em uma escola de equitação? Vamos continuar com isso. O que você quer fazer?”

Quando finalmente chegamos a algo que o indivíduo diz que ele realmente quer fazer, eu vou dizer a ele, faça isso e esqueça o dinheiro, porque se você disser que conseguir dinheiro é a coisa mais importante, você vai gastar a sua vida perdendo completamente o seu tempo. Você estará fazendo coisas que você não gosta de fazer para continuar a viver, e continuar fazendo coisas que você não gosta de fazer, o que é estúpido. Melhor ter uma vida curta, cheia de cosas que você gosta de fazer do que uma longa vida gasta de uma forma miserável.

E depois de tudo, se você realmente gosta do que está fazendo, não importa o que seja, você pode, eventualmente, inverter isso – você poderia , eventualmente, tornar-se um mestre nisso. É a única maneira de se tornar mestre de alguma coisa,  estar realmente com essa coisa. E então você vai ser capaz de obter bons pagamentos para o que quer que seja. Então não se preocupe muito.

Alguém está interessado em tudo. em qualquer coisa que você possa estar interessado, você vai encontrar a vontade de outras pessoas.. Mas é absolutamente estúpido gastar seu tempo fazendo coisas que você não gosta, para consumir coisas que você não gosta e ensinar nossos filhos a seguirem no mesmo caminho.

Veja o que estamos fazendo, estamos educando os filhos a viver o mesmo tipo de vidas que estamos vivendo. Como justificativa de encontrar satisfação na vida. Educando seus filhos para educar os filhos destes a fazer a mesma coisa. Nunca se chega a lugar algum.

E assim, por isso mesmo, é tão importante considerar esta pergunta: O que Eu desejo?
-Alan Watts

--//--


Número de inscritos: 86.350
Número de views: 6.223.718
Variação de inscritos (1 semana): +288
Variação de views (1 semana): +50.243

Nenhum comentário:

Postar um comentário